sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A arte dos Sumerios

Sumerios
1. A pré-história pode ser definida como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C. Foi por volta deste ano que os sumerios desenvolveram a escrita cuneiforme que é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos e elementos da natureza etc. – e os seres que imagina – divindades, por exemplo.

2. “Como a duração da Pré-História foi muito longa, os historiadores a dividiram em três períodos: Paleolítico Inferior (cerca de 500.000 a.C.), Paleolítico Superior (aproximadamente 30.000 a.C.) e Neolítico (por volta do ano 10.000 a.C.)” “As primeiras expressões de arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de cavernas ou das “mãos em negativo” , que consistiam em com um canudo soprar sobre a mão na parede um pó obtido através da trituração de pedras.” Professora Vânia.

3. Mas qual seria o motivo que levaria o homem da Pré-História a produzir pinturas?
· “Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte de um processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura dos animais.” Professora Vânia
· “Ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem.” Professora Vânia
· “Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho.” Professora Vânia


4. Como eram feitas essas pinturas?
· Em suas pinturas os artistas pré-históricos usavam os chamados pigmentos naturais, por exemplo:
· Ossos carbonizados;
· Carvão;
· Vegetais e
· Sangue de animais.

Este povo também criou a escrita mais primitiva da humanidade, a cuneiforme. Diversas obras de arte babilônicas são atribuídas por pesquisadores aos sumerianos. Sabe-se, concretamente, que eles inspiraram várias criações artísticas da Babilônia.

Nas escavações das ruínas encontradas na antiga região da Suméria, descobriram-se vários monumentos dessa época, em geral com inscrições cuneiformes no primitivo estilo arcaico – estátuas, estatuetas e pedras gravadas, testemunhando um elevado grau cultural.

Possivelmente é a primeira imagem de uma ação bélica na história da humanidade. Referência para a história da arte, o mosaico é, no entanto, um caso isolado, porque esta obra não teve sucessora, nem formou uma escola artística.

Os Anunnakis


A palavra Anunnaki vem da língua suméria e significa “aqueles que vieram do céu”. De acordo com historiador russo Zecharia Sitchin, os Anunnakis são extraterrestres vindos do planeta Nibiru que criaram a raça humana como ela é hoje. Eles também são os responsáveis por todo o conhecimento científico do povo Sumério.

Arte dos sumerios

Arte dos sumerios

Anunnakis

Grupo:
Alexandre Lessa
Gabriela Taylor
Yann Valente

Fonte:

Um comentário: