quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tragédias no Rio de Janeiro

Atualmente, no Rio de Janeiro, estão acontecendo variadas “situações” que deixam muitas pessoas preocupadas com a seguinte questão: “Como será a recepção das Olimpíadas 2016 no Rio, em meio a essas catástrofes naturais e à precária infraestrutura da cidade?”

Conseguimos, em alguns sites, informações sobre frequentes tragédias que têm ocorrido no estado sede das Olimpíadas 2016. Dentre elas, retiramos do site http://noticias.uol.com.br as seguintes notícias (todas sobre a última catástrofe no dia 05/04): “O número de mortos no Estado do Rio de Janeiro por conta das chuvas chega a 229 - Até o momento, foram registradas 146 mortes em Niterói, 63 na cidade do Rio de Janeiro, 16 em São Gonçalo, uma em Petrópolis, uma em Nilópolis, uma em Paracambi e uma em Magé. Segundo estimativas, o número de desalojados em todo o Estado do Rio ultrapassa os 40.400. Já os desabrigados somam mais de 11.500 pessoas”. A informação é do Corpo de Bombeiros e foi atualizada às 14h40 deste domingo (dia 11/04).

Além disso, outros acidentes aconteceram, como o da passagem de ano, como o deslizamento de terra em Angra dos Reis, causado pelas chuvas fortes no local. A tragédia matou aproximadamente 39 pessoas.

Mas em meio a essas tristezas podemos enxergar “uma luz no fim do túnel”. Observamos que o governo sempre se empenha para ajudar, como no último acidente, em que foram providenciados, para receber as vítimas das chuvas, aproximadamente 90 abrigos e, até o momento, foram recebidas mais de 20 toneladas de doações (como alimentos, roupas, produtos de higiene e colchões).

A conclusão do grupo é que estão acontecendo fortes chuvas no Rio de Janeiro, mas elas não deveriam causar toda essa destruição. Em nossa opinião, falta um pouco de consciência dos habitantes da cidade. O problema maior é que muitos deles constroem suas casas em lugares de risco e, nos tempos atuais, as pessoas ignoram a importância de uma vegetação que “segura” o solo com suas raízes. Se não houver mais mata no local, solo ficará mais propício para acidentes como os que estamos vendo.

As imagens a seguir são de diversos deslizamentos de terras que ocorreram no Rio de Janeiro nos últimos tempos:

Deslizamento em Angra dos Reis – 01/01/2010

Resgate em Niterói – Última tragédia no Rio

Pequeno deslizamento em Copacabana

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/11/numero-de-mortos-sobe-para-229-no-rj-niteroi-contabiliza-146-vitimas.jhtm

Pesquisa:

Alexandre;
Bruno Pereira Nunes;
Felipe Furtado Santos;
Gabriel Teperino Persegoni Figueira;
Guilherme César Chaves Julião;
Miguel Wenzel de Vasconselos Santos;
Yann Marzini Valente.

Redação:

Bruno Pereira Nunes;
Felipe Furtado Santos;
Gabriel Teperino Persegoni Figueira;
Miguel Wenzel de Vasconselos Santos.

Busca de imagens:

Alexandre;
Felipe Furtado Santos;
Gabriel Teperino Persegoni Figueira;
Yann Marzini Valente.

Voto aos 16

Porque votar aos 16 anos?

O voto a partir de 16 anos de idade é importante, primeiramente porque é um meio dos jovens se expressarem e darem sua opinião sobre a política do nosso país, mesmo o voto não sendo obrigatório, é como o jovem se torna um cidadão e segundo é necessário começar cedo a entender melhor a política, para participar melhor dela e saber realmente em quem está votando.

Como fazer o título de Eleitor?


Para tirar o Título de Eleitor, você deverá comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo e levar os seguintes documentos:
· RG original (ou certidão de nascimento ou casamento)
· Comprovante de endereço (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone etc. Desde que contenha nome e endereço).
O Título fica pronto na hora em todos os municípios brasileiros já está implantado o Sistema ELO, que é a emissão do título na hora.
No ano que não tenha eleição, a inscrição eleitoral e a transferência podem ser requeridas a qualquer momento. Em ano que terá eleição você só pode tirar ou transferir o título eleitoral até 150 dias antes da data da eleição, só reabrindo o prazo para tirar ou transferir depois do final da eleição ou do 2° turno.
Mas se você preferir, agora também tem jeito de tirar seu título online graças ao novo serviço criado pelo Tribunal Superior Eleitoral chamado Titulo Net. Está mais fácil e rápido tirar o título. Através dele, todo cidadão poderá tirar o título de eleitor rapidamente e sem maiores complicações.
Veja abaixo passo a passo de como tirar título de eleitor pela internet.
Como tirar titulo de eleitor pela internet:
1. Acesse o site do título net (http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm)
2. Clique em “novo requerimento”.
3. Preencha as informações corretamente.
4. Após preencher todas as informações você receberá um número de protocolo.
5. Em seguida, você deverá comparecer a uma unidade de atendimento do Tribunal Superior Eleitoral, no prazo de 5 dias úteis, e por fim confirmar seus dados
.







Urna Eletrônica

A Urna eletrônica foi criada no Brasil para tornar possível a informatização dos processos eleitorais. Ela funciona ligada à energia elétrica de 110 ou 220 v, mas continua funcionando em caso de falta de eletricidade, pois possui bateria interna de 12 horas além de poder ser ligada à bateria de um carro. E pesa aproximadamente 8 kg. Ela é constituída em: terminal do eleitor, micro terminal, teclado (teclas do terminal do eleitor têm gravado o código braile), Tela, entrada para fone de ouvido (para eleitores deficientes visuais), portal de disquete, impressora (para imprimir os boletins), entre outros.
Foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 1996, nos 57 municípios do Brasil com mais de 200 mil eleitores. Em 1998 ela foi utilizada em 573 municípios brasileiros com mais de 40.500 eleitores. Já em 2000, as eleições foram totalmente informatizadas, ou seja, a urna eletrônica foi utilizada em todos os 5.559 municípios existentes até então.
As principais
vantagens da urna eletrônica são as seguintes:
- Impedir fraudes.
- Facilidade na justificativa do voto na seção eleitoral
- Em votações manuais, era necessário um grupo para interpretar os votos que eram claros. Com a urna não existe essa dificuldade.
- Fotos de todos os candidatos.
- A cada eleitor que vota, o voto é computado. Tornando assim, os resultados mais corretos
- Rápida divulgação dos resultados.
Por meio da urna eletrônica, existem algumas denúncias de fraude em eleições. Mesmo que nenhuma fraude tenha sido comprovada, a fiscalização no dia das eleições é muito importante.







Voto aos 16 anos: necessário ou não?

Os críticos do voto aos 16 anos podem argumentar que o jovem é ainda imaturo e ainda não reuniu o conjunto de informações necessárias para poder votar em consciência. Mas pensando em tudo, um adolescente de 16 anos já estudou formas diferentes de governo, e se ele achar que tem consciência e capacidade de votar ele deve sim ter participação na sociedade e no seu futuro.
Já em contra partida tem a opinião de pessoas contrárias que acham “crianças” de 16 anos de idade novas e imaturas para terem uma responsabilidade tão grande nas mãos.
E você o que acha?

Entrevista

Você acha necessário começar a votar com 16 anos? J

Júlio César (estagiário): Não. Porque na "minha concepção" não deveria ser obrigado a votar.

Sérgio (estagiário): Sim. Porque desde jovem a "criança" passa a ter uma responsabilidade maior.

Thaís (funcionária da biblioteca): sim. Para a conscientização dos jovens.

Laura (funcionária do setor de informática):não. Porque acho que criança de 16 anos não tem autonomia suficiente...

Fonte:
http://www.infoescola.com/politica/urna-eletronica/

http://www.sempretops.com/dicas/tirar-titulo-de-eleitor-prazo-como-e-onde-tirar/

Grupo:

“Voto aos 16 anos: necessário ou não?”

- Paula dos Reis Neves
- Izabella Silveira de Siqueira

“Título de eleitor” e “Porque votar aos 16 anos?”:
- Nara Castro da Silva Andrade
- Lara Barros L. de Souza
- Ana Luisa H. Silva Freire

“Urna eletrônica”:
-Julia Contrigiani Chaves
-Larissa Moreira Mautoni


terça-feira, 20 de abril de 2010


Post N°1: Isabella Nardoni uma criança de cinco anos de idade foi jogada pela janela do sexto andar no dia 29 de março de 2008. A criança estava hospedada na casa seu pai Alexandre e sua madrasta Ana jatobá.

Segundo os laudos da perícia Isabella foi estrangulada pela madastra durante 3 minutos,e em seguida, foi jogada da janela pelo próprio pai.

A pequena Isabella sofreu politraumatismo com lesões nos órgão internos.

Após longos 2 anos o casal acusado foi á julgamento.Alexandre Nardoni recebeu uma pena de 31 anos um mes e dez dias e para a madrasta foi de 26 anos e oito meses de prisão.

A minha opiniao sobre este assunto é que as penas deveriam ser maiores pois a morte de alguem é imperdoável nem cem anos de prisao ira fazer que a bela menina Isabella volte para junto de sua mãe.

Post N°2: Uma menina de 10 anos está grávida! Ela mora em Jaboatão do Guararapes, em Pernambuco. Ela começou a ser abusada sexualmente pelo padrasto aos oito anos de idade, a gravidez da menina foi descoberto quita-feira, dia nove de abril quando ela teve fortes dores abdominais e seus seios estavam crescendo nos últimos dias, ela foi levada ao hospital e então a gravidez foi descoberta. Os médicos falaram para a família que a menina está tendo muita dificuldade em falar sobre os assuntos do abuso que ela sofreu, com certeza a menina irá ser traumatizada por causa deste fato. A família está recebendo orientações jurídicas e manifestou intenção de submeter a criança a um aborto.

Grupo: Luís Gustavo Beuttemmüller* Fonte: http://www.globo.com/

Arthur Belini * http://www.blogdofesso.blogspot.com

Bernardo Amaral*

Gabriela Taylor

Ana Luiza Brizon Divisão de Pesquisas: Luís Gustavo - Post N°2

André Heringer Arthur - Post N°1

Aline Oliveira Bernardo: Pesquisa do Site

Júlia de Almeida

* = Fizeram o Post


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Copa do Mundo 2010



A copa começará no dia 11 de Junho desse ano,e é considerada o maior evento de futebol que já ocorreu.Nessa postagem irei disponibilizar a tabela de jogos,de grupos,informações sobre estádios,etc:



Imagens obtidas de: http://www.copadomundo2010.net

Esses grupos foram sorteados no dia 4/12 pela organização mundial do futebol a FIFA. A seleção brasileira caiu no grupo G que especialistas em futebol dizem ser fraco porque os únicos times dele que tem chance de vencer o Brasil é Portugal que conta com um astro do futebol: Cristiano Ronaldo e também com Deco.

Como sempre a Copa terá 32 times lutando pelo titulo e a partida que dará inicio ao evento começará às 11 horas (Horário de Brasília) entre a África do Sul e o México no estádio chamado Soccer City na cidade de Joanesburgo.



O grupo A é considerado médio em habilidade porque os únicos países que jogam bem nele são o México e a França. O B é fraco porque só a Argentina que joga bem. O C será concorrido porque possui duas seleções ótimas: A Inglaterra o os EUA. O D será de fácil vitoria para a Alemanha já que tem muitos jogadores bons. O E será normal apesar de o pais Camarões possuir um ídolo do futebol o Eto’o.O F também será de fácil vitoria da Itália e o H será de fácil vitoria da Espanha.Em minha opinião e dos meu colegas de grupo os países que serão classificados para as semifinais serão a Espanha, a Itália,a França e a Inglaterra.




Todos estádios estão sendo melhorados com o esforço que a África está fazendo para receber de melhor jeito as seleções mundiais para o tão esperado evento que se aproxima.O governo da África promete oferecer estádios com qualidade em termos de quantidade de lugares,limpeza,infra estrutura e arquitetura.São 10 estádios,5 deles estão em construção e os outros 5 estão sendo reformados para atingir os padrões estabelecidos pela FIFA.Nove cidades da África receberão jogos em seus estádios que são elas:Johannesburgo na província de Gauteng; Rustenburgo no noroeste; Pretoria em Gauteng; Polokwane em Limpopo; Nelspruit em Mpumalanga; Durban em KwaZulu-Natal; Port Elizabeth em Eastern Cape; Cape Town em Western Cape; e Bloemfontein em Free State.


Créditos:

Antônio Pedro - Organização e Decoração

João Gabriel - Imagens

Pablo - Pesquisa


Fontes:

http://jogodobrasil.com.br/copa-do-mundo/copa-do-mundo-2010-estadios

http://www.copadomundo2010.net


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Noticias do Haiti

Mais sobre a tragédia:

Há pouco tempo, vivenciamos um FORTE terremoto nas terras do Haiti, causado pelo movimento das placas tectônicas, de forma que seus encontros causaram uma catástrofe de grande intensidade, que foi comparada por especialistas ao impacto de 30 bombas nucleares.


E a população?

Muitas pessoas perderam suas casas e foram feridas, porém, infelizmente muitos outros não tiveram a mesma sorte, perdendo suas vidas por este fenômeno da natureza.

A ONU (organização das nações unidas) através de muitos países solidários estão ajudando as pessoas que lutam por alimentos e lugares onde possam se alojar, pela perda de suas moradias.

E o Brasil?

O Brasil está contribuindo com a situação mandando soldados brasileiros como forma de reforço e ajudas financeiras.

Como podemos ajudar?

É preciso da solidariedade de todos para ajudar a população
de um país que já sofria com problemas sociais e que agora precisa ainda mais
de toda ajuda possível.









Componentes:
Larissa Costa- produção do blog e texto
Larissa Carvalho- Texto e imagens
Danielle Janauys- ortografia do texto e seleção de imagens
Hugo Knippe- procura de textos
Marcela- resumo do texto

Fonte:
Guia Dicas: www.dicasdicas.com

Noticias Haiti

Além... do terremoto que atingiu o Haiti outras catastrofes naturais vem atingindo nosso planeta frequentemente!!

O Rio sofreu com o calor de mais de 40º Celsius;

São Paulo enfrentou chuvas que causaram diluvios;
Terremotos devastaram o HAITI e o Chile;

A Europa enfrentou nevascas muito furiosas;
Um Iceberg (equivalente a metade do Distrito Federal) se rompeu na Antártica, o que poderá modificar correntes marítimas.

Já antes da virada do ano, climatologistas confirmavam que 2010 seria
o ano
mais quente dos último 130 anos!! Os termômetros do Rio bateram recorde, enquanto São Paulo só teve o 1º dia sem chuvas em fevereiro. José Merengo- climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- afirma que" Esse é um ano de extremos". E que alguns desses acontecimentos seram comuns no futuro.







O homem é responsável por grande parte dos desastres naturais, porém, ele tem como dever conscientizar a população e previnir boa parte destes acontecimentos.




Maneiras de evitar um grande desastre natural

Evitar um desastre natural é 8 vezes mais barato do que reconstruir os locais atingidos, abaixo vai algumas maneiras para evitar que desastres naturais sejam muito devastadores:

  • Utilizar satelites para observar as regiões onde desastres naturais são mais frequentes, isso pode ajudar na evacuação das áreas de risco, evitando várias vítimas.


  • Realizar setorizações territoriais, fazendo com que o uso de determinada região não comprometa seu desenvolvimento sustentável. Não apenas importante para a prevenção, como também para o monjitoriamento de áreas já atingidas,por exemplo, evita que pessoas construam suas casas em áreas de riscos.

  • Elaborar um plano de emergência, para ação rápida no caso de ocorrências de desastres. Importante para o salvamento de vidas.
O nosso dever é respeitar o meio ambiente, assim podemos evitar acontecimentos provenientes do desrespeito do mesmo.

Fontes:
Blog du Fesso- www.blogdufesso.blogspot.com
Bico do Corvo- www.bicodocorvo.com.br



Componentes:
Larissa Costa- produção do blog e texto
Larissa Carvalho- organização do texto
Daniele- ortografia do texto
Marcela- pesquisa do texto(maneiras de evitar um desastre natural)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Desenvolvimento Sustentável

O que é Desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de atender às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não faz esgotar os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelos Estados Unidos para discutir e propor dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.







O que temos que fazer para um mundo mais sustentável?

Mais de seis bilhões de pessoas vivem em um mesmo planeta, a nossa Terra. Com mais pessoas vivendo nas cidades, podemos nos sentir distantes da natureza, mas somos completamente dependentes daquilo que ela nos oferece. É fácil esquecermos que a natureza nos fornece o alimento e a água que nos sustentam; e um clima estável.
Com a população mundial crescendo, os recursos naturais não serão suficientes para atender a toda a população. A paz e a estabilidade globais dependem de nossa habilidade de encontrar novas maneiras de crescer e administrar nossos recursos para que todos se beneficiem deles, hoje e no futuro.
Se quisermos alcançar um mundo mais sustentável, precisamos enfrentar nossa responsabilidade por mudanças climáticas. Se não conseguirmos cortar as emissões de gases de efeito estufa, estaremos sujeitos a secas, inundações e perdas de colheitas. A mudança do clima representa uma ameaça ao futuro do planeta.
A mudança para uma economia mais sustentável não significa sacrificar o crescimento ou cortar os lucros dos países ricos ou pobres. O Relatório Stern (é um estudo encomendado pelo governo Britânico sobre os efeitos na economia mundial das alterações climáticas nos próximos 50 anos.) possui uma mensagem simples: enfrentar a mudança do clima não custará nada ao planeta, mas a Terra pagará o preço se não fizermos nada. É do interesse de todos enfrentarmos essa ameaça juntos. O comprometimento do Brasil em reduzir o crescimento de suas emissões em 38-42% até 2020, incluindo a redução do desmatamento em 80% é realmente ambicioso.
O Brasil surge como uma das potências econômicas e políticas. Suas florestas fornecem à América do Sul a chuva para regar as plantações, e ao resto do mundo, um clima estável. Além disso, o país tem sido líder no desenvolvimento de biocombustíveis e no monitoramento via satélite.
É exatamente desse tipo de liderança que o mundo precisa agora. O Brasil tem a oportunidade de consolidar sua reputação de potência ambiental. É possível fazê-lo expandindo sua matriz energética sustentável e seu monitoramento da Amazônia para outros meios da natureza.





Marina Silva e os seus projetos para um mundo mais sustentável

"Hoje, para quem quiser se engajar, não é mais possível ser só ambientalista, ou só militante de causas sociais, políticas, culturais. É preciso se engajar em tudo, ser militante da civilização."
Marina Silva


A senadora Marina Silva já acredita que pode ser candidata à presidência da República nas eleições de 2010. De acordo com políticos ligados à ex-ministra do Meio Ambiente, Marina havia se mostrado no início relutante à ideia de trocar de associação. A decisão de ter um candidato próprio para a sucessão do presidente Lula já havia sido tomada no início de julho, após uma reunião da Executiva Nacional do PV. O nome de Marina Silva surgiu depois de pesquisa feita com membros do partido apontar que 85% são favoráveis que a sigla dispute as eleições com candidatura própria. Desde então, a ex-ministra do Meio Ambiente vem sendo sondada pela executiva do partido.
Este é um movimento o seu projeto, em prol da democracia com sustentabilidade, cujo objetivo é "promover a organização autogestionária de militantes por uma nova civilização, colocando em prática um novo jeito de fazer política e tendo como estratégia central a candidatura de Marina Silva à Presidência da República".
Marina Silva, impulsionada por uma rede de jovens, viu que tinha a possibilidade de se tornar uma candidata à presidência do país. Ganhou projeção nacional e internacional via internet a partir de abril de 2009, hoje com mais de 13.000 seguidores, em todos os estados e em mais de 100 município Brasileiros.
O primeiro objetivo, atualmente promovendo a organização de uma rede de cidadãos e cidadãs que, darão suporte para que Marina Silva assuma a liderança de um país rumo ao desenvolvimento sustentável, colocando em prática um novo jeito de fazer política.



Curiosidades...

Já foram feitas várias manifestações sócio-ambientais pelo mundo, com fins de trazer melhorias para a vida da população através da manutenção do meio ambiente.
A mais recente foi a da Capital Dinamarquesa, Copenhague, que foi transformada na capital mundial do clima, onde foi realizada a maior conferência do planeta – durante duas semanas – por sua magnitude e seus desafios.
Nos dias 17 e 18 de dezembro de 2009, delegados de 192 países - entre eles chefes de Estado – chegaram a um acordo que permitiu limitar a disparada do termostato mundial e evitar possíveis desregramentos climáticos que poderiam afetar gravemente as populações mais desfavorecidas. E a mais antiga manifestação foi a criação do Clube Roma, fundado em 1968 por Aurelio Peccei - industrial e acadêmico - e Alexander King - cientista escocês. O clube é um grupo de pessoas que se reúnem para debater assuntos relacionados à política, economia internacional e, sobretudo, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Tornou-se mais conhecido em 1972, graças à publicação do relatório contratado pelo Clube de Roma, elaborado por uma equipe do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e intitulado Os Limites do Crescimento, que vendeu mais de 30 milhões de cópias em 30 idiomas, tornando-se o livro sobre ambiente mais vendido da história.







Entrevista

Pergunta: Para você, o que é desenvolvimento sustentável?

Alexandre (professor):
É o tipo de desenvolvimento que leva em conta a sustentação dos recursos naturais e econômicos de uma região, isto é, não somente explorando um local até a exaustão de seus recursos. Assim, quando o desenvolvimento é sustentável, há um ciclo de renovação favorecendo cada vez mais a prosperidade e o desenvolvimento social.

Maria (aposentada):
É um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. È o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Carla Machado (estudante):
Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudique o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar ou impedir o desenvolvimento no futuro.


Fonte

-Jornal “O Globo” online:
http://oglobo.globo.com/
-Estadão online: http://www.estadao.com.br/

Divisão de Trabalho:

“O que é desenvolvimento sustentável”
-Lara Barros L. de Souza;
-Ana Luiza H. Silva Freire.

“O que devemos fazer para um mundo mais sustentável”
-Nara Castro da Silva Andrade;

“Marina Silva e os seus projetos para um mundo mais sustentável”
-Paula dos Reis Neves;

-Izabella Silveira de Siqueira.

“Curiosidades”
-Larissa Moreira Mautoni;

-Julia Contrigiani Chaves;

“Entrevista”

-Ana Flávia Dardengo Mendonça;