O Rio sofreu com o calor de mais de 40º Celsius;
São Paulo enfrentou chuvas que causaram diluvios;
Terremotos devastaram o HAITI e o Chile;
A Europa enfrentou nevascas muito furiosas; Um Iceberg (equivalente a metade do Distrito Federal) se rompeu na Antártica, o que poderá modificar correntes marítimas.
Já antes da virada do ano, climatologistas confirmavam que 2010 seria
o ano mais quente dos último 130 anos!! Os termômetros do Rio bateram recorde, enquanto São Paulo só teve o 1º dia sem chuvas em fevereiro. José Merengo- climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- afirma que" Esse é um ano de extremos". E que alguns desses acontecimentos seram comuns no futuro.
O homem é responsável por grande parte dos desastres naturais, porém, ele tem como dever conscientizar a população e previnir boa parte destes acontecimentos.
Maneiras de evitar um grande desastre natural
Evitar um desastre natural é 8 vezes mais barato do que reconstruir os locais atingidos, abaixo vai algumas maneiras para evitar que desastres naturais sejam muito devastadores:
- Utilizar satelites para observar as regiões onde desastres naturais são mais frequentes, isso pode ajudar na evacuação das áreas de risco, evitando várias vítimas.
- Realizar setorizações territoriais, fazendo com que o uso de determinada região não comprometa seu desenvolvimento sustentável. Não apenas importante para a prevenção, como também para o monjitoriamento de áreas já atingidas,por exemplo, evita que pessoas construam suas casas em áreas de riscos.
- Elaborar um plano de emergência, para ação rápida no caso de ocorrências de desastres. Importante para o salvamento de vidas.
Fontes:
Blog du Fesso- www.blogdufesso.blogspot.com
Bico do Corvo- www.bicodocorvo.com.br
Componentes:
Larissa Costa- produção do blog e texto
Larissa Carvalho- organização do texto
Daniele- ortografia do texto
Marcela- pesquisa do texto(maneiras de evitar um desastre natural)
João houve um problema com o tamanho da letra.
ResponderExcluir