O voto a partir de 16 anos de idade é importante, primeiramente porque é um meio dos jovens se expressarem e darem sua opinião sobre a política do nosso país, mesmo o voto não sendo obrigatório, é como o jovem se torna um cidadão e segundo é necessário começar cedo a entender melhor a política, para participar melhor dela e saber realmente em quem está votando.
Como fazer o título de Eleitor?
Para tirar o Título de Eleitor, você deverá comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo e levar os seguintes documentos:
· RG original (ou certidão de nascimento ou casamento)
· Comprovante de endereço (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone etc. Desde que contenha nome e endereço).
O Título fica pronto na hora em todos os municípios brasileiros já está implantado o Sistema ELO, que é a emissão do título na hora.
No ano que não tenha eleição, a inscrição eleitoral e a transferência podem ser requeridas a qualquer momento. Em ano que terá eleição você só pode tirar ou transferir o título eleitoral até 150 dias antes da data da eleição, só reabrindo o prazo para tirar ou transferir depois do final da eleição ou do 2° turno.
Mas se você preferir, agora também tem jeito de tirar seu título online graças ao novo serviço criado pelo Tribunal Superior Eleitoral chamado Titulo Net. Está mais fácil e rápido tirar o título. Através dele, todo cidadão poderá tirar o título de eleitor rapidamente e sem maiores complicações.
Veja abaixo passo a passo de como tirar título de eleitor pela internet.
Como tirar titulo de eleitor pela internet:
1. Acesse o site do título net (http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm)
2. Clique em “novo requerimento”.
3. Preencha as informações corretamente.
4. Após preencher todas as informações você receberá um número de protocolo.
5. Em seguida, você deverá comparecer a uma unidade de atendimento do Tribunal Superior Eleitoral, no prazo de 5 dias úteis, e por fim confirmar seus dados.
A Urna eletrônica foi criada no Brasil para tornar possível a informatização dos processos eleitorais. Ela funciona ligada à energia elétrica de 110 ou 220 v, mas continua funcionando em caso de falta de eletricidade, pois possui bateria interna de 12 horas além de poder ser ligada à bateria de um carro. E pesa aproximadamente 8 kg. Ela é constituída em: terminal do eleitor, micro terminal, teclado (teclas do terminal do eleitor têm gravado o código braile), Tela, entrada para fone de ouvido (para eleitores deficientes visuais), portal de disquete, impressora (para imprimir os boletins), entre outros.
Foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 1996, nos 57 municípios do Brasil com mais de 200 mil eleitores. Em 1998 ela foi utilizada em 573 municípios brasileiros com mais de 40.500 eleitores. Já em 2000, as eleições foram totalmente informatizadas, ou seja, a urna eletrônica foi utilizada em todos os 5.559 municípios existentes até então.
As principais vantagens da urna eletrônica são as seguintes:
- Impedir fraudes.
- Facilidade na justificativa do voto na seção eleitoral
- Em votações manuais, era necessário um grupo para interpretar os votos que eram claros. Com a urna não existe essa dificuldade.
- Fotos de todos os candidatos.
- A cada eleitor que vota, o voto é computado. Tornando assim, os resultados mais corretos
- Rápida divulgação dos resultados.
Por meio da urna eletrônica, existem algumas denúncias de fraude em eleições. Mesmo que nenhuma fraude tenha sido comprovada, a fiscalização no dia das eleições é muito importante.
Voto aos 16 anos: necessário ou não?
Os críticos do voto aos 16 anos podem argumentar que o jovem é ainda imaturo e ainda não reuniu o conjunto de informações necessárias para poder votar em consciência. Mas pensando em tudo, um adolescente de 16 anos já estudou formas diferentes de governo, e se ele achar que tem consciência e capacidade de votar ele deve sim ter participação na sociedade e no seu futuro.
Já em contra partida tem a opinião de pessoas contrárias que acham “crianças” de 16 anos de idade novas e imaturas para terem uma responsabilidade tão grande nas mãos.
E você o que acha?
Entrevista
Você acha necessário começar a votar com 16 anos? J
Júlio César (estagiário): Não. Porque na "minha concepção" não deveria ser obrigado a votar.
Sérgio (estagiário): Sim. Porque desde jovem a "criança" passa a ter uma responsabilidade maior.
Thaís (funcionária da biblioteca): sim. Para a conscientização dos jovens.
Laura (funcionária do setor de informática):não. Porque acho que criança de 16 anos não tem autonomia suficiente...
Fonte:
http://www.infoescola.com/politica/urna-eletronica/
http://www.sempretops.com/dicas/tirar-titulo-de-eleitor-prazo-como-e-onde-tirar/
Grupo:
“Voto aos 16 anos: necessário ou não?”
- Paula dos Reis Neves
- Izabella Silveira de Siqueira
“Título de eleitor” e “Porque votar aos 16 anos?”:
- Nara Castro da Silva Andrade
- Lara Barros L. de Souza
- Ana Luisa H. Silva Freire
“Urna eletrônica”:
-Julia Contrigiani Chaves
-Larissa Moreira Mautoni
João, uma correção:
ResponderExcluirGrupo:
“Voto aos 16 anos: necessário ou não?”
- Paula dos Reis Neves
- Izabella Silveira de Siqueira
“Título de eleitor” e “Porque votar aos 16 anos?”:
- Nara Castro da Silva Andrade
- Lara Barros L. de Souza
- Ana Luisa H. Silva Freire
“Urna eletrônica”:
-Julia Contrigiani Chaves
-Larissa Moreira Mautoni
“Entrevista”:
-Ana Flávia Dardengo Mendonça