quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Folclore

     Folclore é uma palavra inglesa que significa “conhecimento popular”. São as manifestações de um povo em relação à sua cultura, suas lendas em relação à alimentação, o seu artesanato, suas roupas e vários pontos de seus hábitos. O folclore é uma tradição oral, ou seja, é passado dos pais para seus filhos, de geração a geração de várias formas. Uma delas é a cantiga de ninar. Há também outros meios, tais como jogos, brincadeiras, mitos e lendas, todos esses aprendidos quando crianças, passados nas escolas ou em casa.
     Os objetos que pertencem ao folclore são os de cerâmica, as cestas de vime, de couro e de madeira. O tecido é a renda, e também vários outros meios de atividades que fazem parte dele. O folclore é, por meio da imaginação, uma forma de compreender o mundo, resolver mistérios e enfrentar as dificuldades e seus medos.
     Através do folclore de um pais é possível conhecer seu povo e até parte de sua história. O folclore brasileiro é um dos mais ricos, por nele estarem expressos costumes dos diferentes povos de nossa nação, principalmente o povo indígena. Algumas das historias de folclore de nosso país têm personagens conhecidos, como o saci-pererê, o bumba-meu-boi, a mula sem cabeça e o boto cor de rosa.


Boto Cor de Rosa
Mula sem cabeça
Bumba-meu-boi
Saci perere



Grupo: Lara Barros
Izabella Siqueira
Ana Flavia Dardengo
Paula Neves


Pesquisa:Lara Barros
Izabella Siqueira
Ana Flavia Dardengo


Fotos:Lara Barros
Izabella Siqueira
Ana Flavia Dardengo






Nenhum comentário:

Postar um comentário