“Letra de música não é poesia, televisão não é cinema e nem cinema é literatura. Cada um tem sua linguagem e é isso que nós queremos encontrar dentro da música popular.”
(Folha de S.Paulo, 7.jan.1972)
Algumas personalidades da MPB são destacadas abaixo.
Chiquinha Gonzaga[samba e choro]
Sua passagem pela música nacional foi também um marco na história das mulheres do país. Feminista, ela desafiou e desobedeceu muitos costumes machistas na época em que viveu. Nos dias de hoje,é considerada uma das maiores compositoras e instrumentistas da música brasileira. Sua obra tem mais de 2000 composições.
Cartola[samba]
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfyBCH-2oOLxvT42z5I3UAUvF4cJCx3SD41IoSgeWvos_2ykdpnXe_5X-lcPDfYDNeQL8aonRK4twBvoak8EtZ8VW9DuJhXfBdc8Q7ehepcxRByiOeP1s0rKF_g8LsgCKgG_W5IgAzTWBS/s320/cartola.jpg)
Adoniran Barbosa[samba e pagode]
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzLgFkN314Cnqe7EBrUtkkK8xyAAwMINXyXBifFTOSBYZ3jX9BczwwXZx3WMp8C_fgvV1TFHbPseg3KEY6nRPRiGjFM5IM1mtE2kFQniHBVQt62l0C7P-D8b30t6od1CPl9xcwWrUnnpVH/s320/adoniran.jpg)
Jackson do Pandeiro[forró]
José Gomes Filho, conhecido como Jackson do Pandeiro, desde criança conviveu com a música, pois na fazenda da mãe todos tocavam algum instrumento. Aos 7 anos, Jackson tocou zabumba pela primeira vez para acompanhar sua mãe.
Bezerra da Silva[samba e pagode]
Partideiro número 1 dos morros cariocas, Bezerra da Silva, é hoje o porta-voz de cronistas que retratam uma realidade quase sempre cruel.
Iniciado na música pelo coco de Jackson do Pandeiro, começou, em 1950, sua carreira como ritmista na Rádio Clube —tocava tamborim, surdo e instrumentos de percussão em geral. Suas primeiras composições, "O Preguiçoso" e "Meu Veneno", foram gravadas por Jackson. Bezerra da Silva estudou violão clássico por oito anos e passou outros oito anos tocando na orquestra da TV Globo. É um dos poucos partideiros que lê música.
Pixinguinha[choro]
Alfredo da Rocha Viana Filho, ou Pixinguinha, foi autor de dezenas de valsas, sambas, choros e polcas. Compôs orquestrações para cinema, teatro e circo, além de arranjos para intérpretes famosos, como Carmen Miranda, Francisco Alves e Mário Reis. Considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos e mestre do chorinho, Pixinguinha desde pequeno dedicou-se à música. Aprendeu a tocar cavaquinho e flauta coma família.
Milton nascimento[MPB/coletâneas]
É um cantor e compositor brasileiro reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB. E mesmo sendo carioca, tornou-se conhecido como o principal responsável pela projeção da moderna música de Minas Gerais.
Tom Jobim[bossa nova/coletâneas]
O que fez de Tom nosso maior representante da MPB na música mundial foi o brilhantismo pessoal. Tom Jobim musicou de maneira real e imaginária nossa terra, nossos bichos, nossas matas, suas sombras, ruídos, seus vôos e movimentos. São sons suaves, leves, às vezes brincalhões, mas acima de tudo, sons brasileiros. Tom sonha e canta o positivo, o lado mágico de uma terra feita do que é bom.
Fonte:Sua pesquisa-www.suapesquisa.com/mpb
Terra sonora-www.sonora.terra.com.br
Integrantes do grupo:
Danielle Janauys-pesquisa
Larissa Costa-resumo e postagem
Larissa Carvalho-resumo e pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário