quinta-feira, 18 de março de 2010

Notícias do Haiti

A história

O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios. Os espanhóis batizaram o lugar de Espanhola, ocupando, primeiramente, a porção oriental do território. Escravizaram os índios que ali vivam, e até o final do século XVI, a população nativa foi diminuída em maioria.Os escravos africanos, influenciados pela Revolução Francesa, rebelaram-se em 1791, liderados pelo ex-escravo Toussaint L’Ouverture.
O país obteve sua independência no dia 1° de janeiro de 1804 e passou a se chamar Haiti, sendo a primeira República Negra das Américas e o primeiro país latino-americano a se declarar independente.
A população haitiana enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica. O Haiti é o país economicamente mais pobre das Américas, cerca de 60% da população é subnutrida e mais da metade vive com menos de 1 dólar por dia.
Em janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. Estima-se que mais de 120 mil pessoas morreram em consequência desse terremoto.










Bandeira do Haiti-foi adotada em 25 de fevereiro de 1986.

Dizem que a bandeira vermelha e azul foi primeiramente criada durante a revolução do país contra a França. Os rebeldes removeram a faixa branca da tricolor francesa e usaram como sua bandeira, mas com as faixas dispostas horizontalmente, ao invés de verticalmente como na bandeira francesa.
De 25 de maio de 1964 a 25 de fevereiro de 1986, durante a ditadura familiar de François e Jean-Claude Duvalier, o país teve uma bandeira diferente, em vermelho e preto, e dividido verticalmente, não horizontalmente.







A religião usada na região

O catolicismo romano é a religião de estado, seguido pela maioria da população. Hoje, devido a várias conversões ao protestantismo, esse é agora a segunda mais popular religião do país. Muitos haitianos também praticam tradições vodu, sem ver nelas nenhum conflito com a sua fé cristã. Curiosidade:A padroeira do Haiti, na Igreja Católica, é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Religiões (nível de porcentagem):

· Católicos: 64%

· Protestantes: 23,6%

· Vodou haitiano: 5%

· Sem filiação: 5%

· Outras: 2,4%.

Tragédia no Haiti

Após o tremor de magnitude 7, o mais forte a atingir o país em mais de 200 anos, milhares de mortes ocorreram. O terremoto destruiu o palácio presidencial,escolas, hospitais e favelas do país. A cidade mais afetada por este fenômeno da natureza foi Porto Princípe.
Os governos do Brasil e de outros paises, além de muitas pessoas físicas, se chocaram com essa desgraça e se prestaram a ajudar o povo atingido. Não apenas financeiramente mas também moralmente.
UM GESTO DE SOLIDARIEDADE ATINGIU O PAÍS!!



















Fonte: Sites
Brasil Escola- http://www.brasilescola.com/
Wikipédia- http://www.wikipedia.org/
Portal São Francisco- http://www.portalsaofrancisco.com.br/
Abril.com- http://www.abril.com.br/

Componentes:
Daniele Amorim- contribuiu para a procura e seleção das imagens;
Larissa Costa- produção do blog e resumo da pesquisa;
Larissa Carvalho- pesquisa das imagens e seleção das mesmas;
Marcela Dalpra- pesquisa dos textos e resumo do mesmo;
Milena Santana- pesquisa dos textos;
Hugo Knippe- pesquisa de texto.



2 comentários: