terça-feira, 6 de abril de 2010

Desenvolvimento Sustentável

O que é Desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de atender às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não faz esgotar os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelos Estados Unidos para discutir e propor dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.







O que temos que fazer para um mundo mais sustentável?

Mais de seis bilhões de pessoas vivem em um mesmo planeta, a nossa Terra. Com mais pessoas vivendo nas cidades, podemos nos sentir distantes da natureza, mas somos completamente dependentes daquilo que ela nos oferece. É fácil esquecermos que a natureza nos fornece o alimento e a água que nos sustentam; e um clima estável.
Com a população mundial crescendo, os recursos naturais não serão suficientes para atender a toda a população. A paz e a estabilidade globais dependem de nossa habilidade de encontrar novas maneiras de crescer e administrar nossos recursos para que todos se beneficiem deles, hoje e no futuro.
Se quisermos alcançar um mundo mais sustentável, precisamos enfrentar nossa responsabilidade por mudanças climáticas. Se não conseguirmos cortar as emissões de gases de efeito estufa, estaremos sujeitos a secas, inundações e perdas de colheitas. A mudança do clima representa uma ameaça ao futuro do planeta.
A mudança para uma economia mais sustentável não significa sacrificar o crescimento ou cortar os lucros dos países ricos ou pobres. O Relatório Stern (é um estudo encomendado pelo governo Britânico sobre os efeitos na economia mundial das alterações climáticas nos próximos 50 anos.) possui uma mensagem simples: enfrentar a mudança do clima não custará nada ao planeta, mas a Terra pagará o preço se não fizermos nada. É do interesse de todos enfrentarmos essa ameaça juntos. O comprometimento do Brasil em reduzir o crescimento de suas emissões em 38-42% até 2020, incluindo a redução do desmatamento em 80% é realmente ambicioso.
O Brasil surge como uma das potências econômicas e políticas. Suas florestas fornecem à América do Sul a chuva para regar as plantações, e ao resto do mundo, um clima estável. Além disso, o país tem sido líder no desenvolvimento de biocombustíveis e no monitoramento via satélite.
É exatamente desse tipo de liderança que o mundo precisa agora. O Brasil tem a oportunidade de consolidar sua reputação de potência ambiental. É possível fazê-lo expandindo sua matriz energética sustentável e seu monitoramento da Amazônia para outros meios da natureza.





Marina Silva e os seus projetos para um mundo mais sustentável

"Hoje, para quem quiser se engajar, não é mais possível ser só ambientalista, ou só militante de causas sociais, políticas, culturais. É preciso se engajar em tudo, ser militante da civilização."
Marina Silva


A senadora Marina Silva já acredita que pode ser candidata à presidência da República nas eleições de 2010. De acordo com políticos ligados à ex-ministra do Meio Ambiente, Marina havia se mostrado no início relutante à ideia de trocar de associação. A decisão de ter um candidato próprio para a sucessão do presidente Lula já havia sido tomada no início de julho, após uma reunião da Executiva Nacional do PV. O nome de Marina Silva surgiu depois de pesquisa feita com membros do partido apontar que 85% são favoráveis que a sigla dispute as eleições com candidatura própria. Desde então, a ex-ministra do Meio Ambiente vem sendo sondada pela executiva do partido.
Este é um movimento o seu projeto, em prol da democracia com sustentabilidade, cujo objetivo é "promover a organização autogestionária de militantes por uma nova civilização, colocando em prática um novo jeito de fazer política e tendo como estratégia central a candidatura de Marina Silva à Presidência da República".
Marina Silva, impulsionada por uma rede de jovens, viu que tinha a possibilidade de se tornar uma candidata à presidência do país. Ganhou projeção nacional e internacional via internet a partir de abril de 2009, hoje com mais de 13.000 seguidores, em todos os estados e em mais de 100 município Brasileiros.
O primeiro objetivo, atualmente promovendo a organização de uma rede de cidadãos e cidadãs que, darão suporte para que Marina Silva assuma a liderança de um país rumo ao desenvolvimento sustentável, colocando em prática um novo jeito de fazer política.



Curiosidades...

Já foram feitas várias manifestações sócio-ambientais pelo mundo, com fins de trazer melhorias para a vida da população através da manutenção do meio ambiente.
A mais recente foi a da Capital Dinamarquesa, Copenhague, que foi transformada na capital mundial do clima, onde foi realizada a maior conferência do planeta – durante duas semanas – por sua magnitude e seus desafios.
Nos dias 17 e 18 de dezembro de 2009, delegados de 192 países - entre eles chefes de Estado – chegaram a um acordo que permitiu limitar a disparada do termostato mundial e evitar possíveis desregramentos climáticos que poderiam afetar gravemente as populações mais desfavorecidas. E a mais antiga manifestação foi a criação do Clube Roma, fundado em 1968 por Aurelio Peccei - industrial e acadêmico - e Alexander King - cientista escocês. O clube é um grupo de pessoas que se reúnem para debater assuntos relacionados à política, economia internacional e, sobretudo, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Tornou-se mais conhecido em 1972, graças à publicação do relatório contratado pelo Clube de Roma, elaborado por uma equipe do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e intitulado Os Limites do Crescimento, que vendeu mais de 30 milhões de cópias em 30 idiomas, tornando-se o livro sobre ambiente mais vendido da história.







Entrevista

Pergunta: Para você, o que é desenvolvimento sustentável?

Alexandre (professor):
É o tipo de desenvolvimento que leva em conta a sustentação dos recursos naturais e econômicos de uma região, isto é, não somente explorando um local até a exaustão de seus recursos. Assim, quando o desenvolvimento é sustentável, há um ciclo de renovação favorecendo cada vez mais a prosperidade e o desenvolvimento social.

Maria (aposentada):
É um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. È o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Carla Machado (estudante):
Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudique o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar ou impedir o desenvolvimento no futuro.


Fonte

-Jornal “O Globo” online:
http://oglobo.globo.com/
-Estadão online: http://www.estadao.com.br/

Divisão de Trabalho:

“O que é desenvolvimento sustentável”
-Lara Barros L. de Souza;
-Ana Luiza H. Silva Freire.

“O que devemos fazer para um mundo mais sustentável”
-Nara Castro da Silva Andrade;

“Marina Silva e os seus projetos para um mundo mais sustentável”
-Paula dos Reis Neves;

-Izabella Silveira de Siqueira.

“Curiosidades”
-Larissa Moreira Mautoni;

-Julia Contrigiani Chaves;

“Entrevista”

-Ana Flávia Dardengo Mendonça;

2 comentários:

  1. Olá, meninas, me chamo Maria Rita e sou aluna do 2° período do curso de Pedagogia da UFJF.Tive acesso ao trabalho de vcs e adorei!!Desde a apresentação do blog até as entrevistas e a abordagem do assunto em vários setores da nossa sociedade.Esse é um tema preocupante e é um dever de todos nós contribuir para que o mundo seja um lugar melhor (e que continue sendo) para todos e para as próximas gerações. Parabéns pelo trabalho e até a próxima...

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, que bom que gostou do nosso trabalho. Acahamos que o meio-ambiente é um assunto que devemos discutir e contribuir para a preservação deles.

    ResponderExcluir