quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tragédias no Rio de Janeiro

Atualmente, no Rio de Janeiro, estão acontecendo variadas “situações” que deixam muitas pessoas preocupadas com a seguinte questão: “Como será a recepção das Olimpíadas 2016 no Rio, em meio a essas catástrofes naturais e à precária infraestrutura da cidade?”

Conseguimos, em alguns sites, informações sobre frequentes tragédias que têm ocorrido no estado sede das Olimpíadas 2016. Dentre elas, retiramos do site http://noticias.uol.com.br as seguintes notícias (todas sobre a última catástrofe no dia 05/04): “O número de mortos no Estado do Rio de Janeiro por conta das chuvas chega a 229 - Até o momento, foram registradas 146 mortes em Niterói, 63 na cidade do Rio de Janeiro, 16 em São Gonçalo, uma em Petrópolis, uma em Nilópolis, uma em Paracambi e uma em Magé. Segundo estimativas, o número de desalojados em todo o Estado do Rio ultrapassa os 40.400. Já os desabrigados somam mais de 11.500 pessoas”. A informação é do Corpo de Bombeiros e foi atualizada às 14h40 deste domingo (dia 11/04).

Além disso, outros acidentes aconteceram, como o da passagem de ano, como o deslizamento de terra em Angra dos Reis, causado pelas chuvas fortes no local. A tragédia matou aproximadamente 39 pessoas.

Mas em meio a essas tristezas podemos enxergar “uma luz no fim do túnel”. Observamos que o governo sempre se empenha para ajudar, como no último acidente, em que foram providenciados, para receber as vítimas das chuvas, aproximadamente 90 abrigos e, até o momento, foram recebidas mais de 20 toneladas de doações (como alimentos, roupas, produtos de higiene e colchões).

A conclusão do grupo é que estão acontecendo fortes chuvas no Rio de Janeiro, mas elas não deveriam causar toda essa destruição. Em nossa opinião, falta um pouco de consciência dos habitantes da cidade. O problema maior é que muitos deles constroem suas casas em lugares de risco e, nos tempos atuais, as pessoas ignoram a importância de uma vegetação que “segura” o solo com suas raízes. Se não houver mais mata no local, solo ficará mais propício para acidentes como os que estamos vendo.

As imagens a seguir são de diversos deslizamentos de terras que ocorreram no Rio de Janeiro nos últimos tempos:

Deslizamento em Angra dos Reis – 01/01/2010

Resgate em Niterói – Última tragédia no Rio

Pequeno deslizamento em Copacabana

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/11/numero-de-mortos-sobe-para-229-no-rj-niteroi-contabiliza-146-vitimas.jhtm

Pesquisa:

Alexandre;
Bruno Pereira Nunes;
Felipe Furtado Santos;
Gabriel Teperino Persegoni Figueira;
Guilherme César Chaves Julião;
Miguel Wenzel de Vasconselos Santos;
Yann Marzini Valente.

Redação:

Bruno Pereira Nunes;
Felipe Furtado Santos;
Gabriel Teperino Persegoni Figueira;
Miguel Wenzel de Vasconselos Santos.

Busca de imagens:

Alexandre;
Felipe Furtado Santos;
Gabriel Teperino Persegoni Figueira;
Yann Marzini Valente.

6 comentários:

  1. Oiee!Eu sou Danielle, aluna do curso de pedagogia da UFJF. Achei muito interessante quando vocês dizem que "falta um pouco de consciência dos moradores da cidade". Realmente há muita falta de consciência não só dos moradores dessa cidade como de todas as outras. Já perceberam como nossa cidade está suja?? O lixo acumulado nas ruas é um dos principais causadores dessas tragédias. E se as pessoas não se derem conta de que são elas as responsáveis por esses desastres a situação vai piorar, vamos ter cada vez mais essas tristes notícias. Por isso achei interessantes o comentário de vocês, é muito bom saber que ainda tem pessoas preocupadas com o MUNDO.

    ResponderExcluir
  2. Oi,sou aluna do curso de pedagogia noturno da ufjf,meu nome é Gina, gostei muito sobre os temas que vocês abordaram.Realmente temos que ter muito cuidado com a natureza.

    ResponderExcluir
  3. Olá alunos do blog da 7m4, sou aluna do 2º Périodo do curso de Pedagogia da UFJF.Tive a oportunidade de visitar o blog de vocês,gostei muito dos assuntos e notícias postadas. O que me chamou a atenção foi o post da tragédia que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.Infelizmente muitas pessoas sofrem até hoje com o fato ocorrido,assim como a sociedade em si, que se mobiliza para ajudar a essas pessoas. Fico por aqui... bjs

    ResponderExcluir
  4. alexandre e yann só aproveitando neh!! ham, tb quero

    ResponderExcluir
  5. Grupo:Alexandre;
    Bruno Pereira Nunes;
    Felipe Furtado Santos;
    Gabriel Teperino Persegoni Figueira;
    Guilherme César Chaves Julião;
    Miguel Wenzel de Vasconselos Santos;
    Yann Marzini Valente.

    Olá alunos do curso de Pedagogia da UFJF.
    Gostamos muito dos comentários de vocês,ficamos felizes ao ver que nosso blog está sendo visitado.É bem legal fazer uma atividade que não fica apenas como uma tarefa de colégio,porque pode ser compartilhada com outras pessoas.É bom fazer um blog e trocar ideias com muita gente.

    ResponderExcluir