quinta-feira, 18 de novembro de 2010


Leonardo da Vinci 

Leonardo da Vinci foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Dentre suas invenções, podemos citar uma máquina voadora que parece com helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar e uma calculadora automática. Também inventou um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, mas não entrou com créditos na indústria. É considerado um dos melhores pintores daquele tempo, sendo Mona Lisa e A Última Ceia dois de seus mais famosos quadros.

A obra “Mona Lisa” é uma pintura que retrata uma mulher misteriosa sorrindo, porém alguns estudiosos acreditam tratar-se do um auto-retrato de Leonardo. Vasari disse: “Aquele sorriso era tão agradável que parecia ser divino, em vez de humano; e aqueles que o viram ficaram espantados ao descobrir que ele parecia tão vivo quanto o original".

“A Última Ceia” é o momento em que Jesus revela para seus apóstolos que um deles irá traí-lo. Vasari descreve que Leonardo ficou em dúvida se fazia o rosto de Jesus ou o do traidor Judas. Aqui, uma frase de Leonardo da Vinci sobre a obra: “As mãos e os braços, em todas as suas ações, devem exibir a intenção da mente que os move, até quando for possível, porque, por meio deles, quem tiver um bom julgamento mostrará intenções mentais em todos os seus movimentos”.




                  A Última Ceia      
          

Mona Lisa



                                             
      
       
A Virgem e o Menino com Santa Ana: quadro que retrata a Virgem Maria, seu filho Jesus e sua mãe Santa Ana, avó de Jesus, em uma cena privada e intimista.

Bibliografia: www.wikipedia.com.br

Grupo:Felipe Furtado Santos(imagens e pesquisa)
           Gabriel Teperino P.Figueira(redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário