segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Salvador Dalí

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, conhecido apenas como Salvador Dalí nasceu em Figueres no dia 11 de maio de 1904 e morreu em 23 de janeiro de 1989. Dalí foi um importante pintor, conhecido principalmente por seu trabalho surrealista. Seu trabalho chama a atenção devido à incrível combinação de imagens bizarras e oníricas com uma ótima qualidade plástica. Seu trabalho mais conhecido chama-se, “A persistência da Memória”. Dalí também teve trabalhos artísticos em outras áreas como: cinema, teatro, esculturas e poemas dentro da linha surrealista, além de colaborar para o curta de animação de Walt Disney, Destino.

Dalí, no final de sua carreira, tinha produzido 1500 quadros ao todo, e também ilustrações para livros, desenhos para cenários e figurinos de teatro, vários desenhos e dezenas de esculturas.

Salvador também participou de produções de filmes, com mais reconhecimento pelo curta Un chien andalou e também foi homenageado pelo filme Little Ashes, lançado em 2009, que trata de sua vida e obra, interpretado pelo ator Robert Pattinson.

Nas suas esculturas, dois dos mais populares objetos do surrealismo foram o Telefone Lagosta e o Sofá-labios de Mae West, completados por ele nos anos de 1936 e 1937, respectivamente. No teatro, Dalí é lembrado pela construção do cenário da peça Mariana Pineda.                 



Salvador Dalí


Salvador Dalí - Enfgeo


Fontes: www.wikipedia.org (texto)

www.google.com.br (imagens)

 
Grupo: Lara Barros (texto e imagens)

Izabella Siqueira (texto e imagens)

Ana Flavia Dardengo (texto e imagens)

Paula Neves (texto e imagens)




Nenhum comentário:

Postar um comentário