segunda-feira, 18 de outubro de 2010

                                             
Distúrbios Alimentares
Depoimentos


1)Neide Fonseca - 50 anos – Psicóloga -Área de atuação: Juiz de Fora e região.

Trabalho como psicóloga há, pelo menos, vinte e dois anos e percebo em meu consultório um grande aumento dos problemas relacionados aos distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.
Atendo, principalmente, garotas na faixa etária entre 13 a 22 anos. Em geral, a mãe vem ao meu consultório antes para relatar os acontecimentos; em seguida, marcamos hora para uma entrevista com a jovem e, então começar a terapia.
O que se relata mais é a insatisfação com o corpo, aliada a uma fixação pela carreira de modelo. Muitas vezes, a garota nem sabe direito como é de fato essa carreira profissional. O tratamento é lento, porque é aos poucos que vamos colaborando para que a paciente possa (re) descobrir-se, repensar seus laços familiares, suas escolhas, sua saúde.
Felizmente, ao final, em quase todos os casos, o tratamento tem sucesso.

2) Cláudia Oliveira Fontes - 18 anos -                   Estudante.
Há dois anos venho fazendo tratamento psicológico, tendo acompanhamento de nutricionista, porque estava desenvolvendo os distúrbios alimentares da anorexia.
Queria ser modelo e entendia que para conseguir isso precisa estar muito magra. Sempre que me olhava no espelho me achava gorda, então comecei a diminuir minha alimentação, chegando a tomar apenas água em alguns dias.
Comecei a ficar fraca, perdi a vontade de ir ao colégio, achava que nenhum garoto se interessava por mim e caí em depressão. Foi horrível!Perdi o ano no colégio, muitos amigos se afastavam, minha família sofria muito comigo.
Atualmente, estou me sentindo melhor; tenho certeza que o tratamento que faço, o carinho e o apoio de meus familiares e amigos são responsáveis pelo meu bem-estar. Quero continuar assim.



                                                                                                                                                                       
Grupo:Felipe Furtado Santos;(Redaçao)                                  
Gabriel Teperino P. Figueira.(Imagens e Pesquisa)
Turma:7m4                                                                         

Um comentário:

  1. Muito interessante da parte de vocês postarem sobre esse assunto.É um assunto atual muito presente em nossos dias, e muitas pessoas precisam saber melhor sobre isso.
    Lemos sobre uma psicóloga e sobre uma paciente, seria interessante ler sobre o que vocês alunos pensam sobre o assunto.

    ResponderExcluir