domingo, 17 de outubro de 2010

Enem


Muitos jovens, que estão perto do temido vestibular, estão optando também pelo ENEM, que em muitas universidades é aceito como a primeira fase do vestibular. Mas você só o usa como primeira fase se você for bem; se não, pode fazer a primeira fase “comum”. Mas você sabe o que é o ENEM e como ele funciona? Então, leia esse post que explica tudo sobre o ENEM.
Aproveite! :D



Enem: como começou

Com a maior integração de pessoas na escola, o governo, em 1998, decide criar o Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o nível de aprendizado dos alunos que estão completando a escolaridade básica. O exame trazia um volume grande de questões de lógica. Em 2004, passou a ser um dos fatores que possibilitava a inserção na educação superior, com o PRO-UNI.
A partir de 2007, as Universidades Federais, em troca de verbas, aderem ao ENEM, como um dos instrumentos para somar pontos e entrar na faculdade. Mas só concordam com uma condição: eles teriam direito a interferir na estrutura da prova:

  • São avaliadas quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
  • A Produção de Texto agora está presente na prova. 
  •  A Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês) passa a ser avaliada, a partir de 2010. 
  • As questões deixam de abordar apenas lógica e passam a contemplar conteúdos, processos e contextos.


Como ele está agora

Depois desse pequeno trecho explicando como era e como ficou o ENEM, podemos dividir em primeira e segunda fase. A primeira era uma certificação do Ensino Médio e um fator a mais para o ingresso na universidade devido ao PRO-UNI. Já a segunda passa a ser um vestibular unificado, tendo como objetivo o ingresso na universidade. Ganha a condição de vestibular nacional, incentivando a maior mobilidade dos estudantes dentro do país.
Nessa nova fase, podemos perceber uma mudança nas provas, porque agora, por ser considerado um vestibular, é uma prova mais seletiva. E o fator "certificação do Ensino Médio" é deixado de lado e ganha força o processo seletivo do vestibular. 
Agora o Ensino Médio tem também outros objetivos: o fortalecimento das aprendizagens do Ensino Fundamental e a continuidade dos estudos; o aprimoramento das habilidades cognitivas, visando à autonomia intelectual e à compreensão dos conteúdos acadêmicos. Esses objetivos são cobrados na prova do ENEM, e para resolvê-la, o candidato deve mobilizar sua competência de estudante, que deverá ser desenvolvida ao longo de sua escolaridade.
O Novo ENEM exige das escolas uma série de posturas, que antes não eram priorizadas. Valoriza a necessidade de leitura e atualização constante por parte dos estudantes, o estudo das atualidades passa a ser suporte para o desenvolvimento dos conteúdos. As Ciências Humanas ganham papel de destaque nos currículos, pois o contexto social é estudado a partir dessas Ciências. Propõe, em suas questões, o desenvolvimento do raciocínio, da capacidade de se relacionar, e a possibilidade de ir além da mera memorização de fórmulas e dados.

Se você quiser conhecer mais o ENEM, entre neste link, que é promovido pelo governo e fala tudo o que você precisa saber.

Vocabulário

Cognitivas: conhecimentos adquiridos.


Grupo:

“Enem”
-Nara Castro S. Andrade

“Enem- como começou”
-Larissa Moreira Mautoni
-Julia Chaves Contrigiani

“Como ele está agora”
-Nara Castro S. Andrade
-Ana Luísa H. Silva Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário