domingo, 17 de outubro de 2010

Nomes que influenciaram a MPB

   Neste post estamos direcionados a uma época específica da história musical brasileira, marcada pelo início de um estilo musical, o Rock. Entre os anos 80 e 90 houve o início de novos estilos musicais, com base na música internacional. São décadas marcadas pelo Rock, Punk (estilo musical caracterizado por exibir músicas simples e revolucionárias; temas referentes a problemas políticos e sociais e relacionados ao cotidiano) e a New Wave (gênero musical que já foi considerado igual ao Punk Rock, que incorporava elementos da música eletrônica e disco, dentre outras).



   O show Rock in Rio, do começo da década de 80, impulsionou o Rock nacional. Com o tema urbano focado em tratar de problemas sociais, jovens e amorosos, foram originadas várias bandas. Neste período destacam-se os grupos musicais:





Paralamas do Sucesso


   A banda de rock brasileira que teve origem no Rio de Janeiro, no final dos anos 70, é composta por Herbert Vianna (guitarrista e vocalista), Bi Ribeiro (baixista) e João Barone (baterista).
Legião Urbana


   Foi uma banda brasileira de rock com origem em Brasília que esteve em atividade entre os anos de 1982 à 1996. Ao todo, lançaram 13 álbuns e mais de vinte milhões de discos foram vendidos. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. Além de Renato, pertenciam à banda Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.
Capital Inicial

   É uma banda de rock brasileira formada em Brasília no ano de 1982. A banda é formada pelos irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo), mais os cantores Dinho Ouro Preto e Yves Passarel.

Engenheiros do Havaii

   A banda brasileira de rock and roll , formada no ano de 1984, na cidade de Porto Alegre, obteve uma grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. Fazem parte desse grupo Humberto Gessinger, Gláucio Ayala, Fernando Aranha e Pedro Augusto.

Kid Abelha
 
  Kid Abelha (antes conhecido como Kid Abelha e os Abóboras Selvagens) é um grupo vocal-instrumental do Rio de Janeiro, que já faz sucesso no Brasil desde os anos 80. Seus integrantes são Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato.



RPM
 
   Revoluções por Minuto (conhecida também pela sigla RPM) foi um grupo de Punk Rock brasileiro originado no ano de 1985. Foi uma das mais populares bandas do país no período de 1986 e 1987, além de ser um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. O suposto olhar crítico e o conhecimento cultural do compositor Paulo Ricardo foram argumentos de marketing para a grande venda dos discos da banda.
   É composta por Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e Paulo P.A. Pagni.



Plebe Rude
  
   É uma banda brasileira de rock que teve início em Brasilia. Seus atuais integrantes são Philippe Seabra, Clemente Nascimento, André X e Txotxa.

Titãs

   Uma banda de rock brasileira formada em São Paulo, nos ano 80, a maior parte dos integrantes da banda se conheceu no Colégio Equipe, em São Paulo, no final da década de 1970. Em atividade a mais de 25 anos, tornou-se uma das quatro maiores bandas do BRock.

   O disco produzido pela banda nomeado de"Cabeça Dinossauro", de 1997, foi considerado pela revista “Bizz” o melhor disco de pop/rock produzido no país. O disco trouxe a banda mais peso e agressividade em suas letras, com influência punk e composições que não poupavam as principais instituições da sociedade brasileira ("Estado violência", "Polícia", "Família" e "Igreja"). Seus integrantes atuais são:
Branco Mello - vocal e baixo, Paulo Miklos - vocal e guitarra, Sérgio Britto- vocal, teclado e baixo e Tony Belloto - guitarra
 

Ultraje a Rigor

   Uma banda de rock brasileira que foi criada no inicio dos anos 80, em São Paulo. O grupo começou como uma banda de covers, principalmente dos Beatles, de Punk Rock e New Wave. Os integrantes primarios foram Roger, Leospa, Silvio e Edgard Scandurra que começou a fazer shows em bares, depois Silvio saiu da banda e foi substituído por Maurício Defendi.
   A banda esteve em ação desde 1980 a 1998, depois recomeçou em 1999 a 2005. Atualmente ela é considerada um grande marco no cenário do Rock nacional e apenas Roger, idealizador do grupo, continua desde a formação original.



Ira!

   A banda brasileira de rock and roll foi originada em 1981, na cidade de São Paulo. O grupo tem o nome inspirado no Exército Republicano Irlandês.
   O Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio, que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizou ao redor dos dois, do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. A banda anunciou o seu fim em setembro de 2007.



Fontes:

Site wikipedia: http://pt.wikipedia.org/
Site Sua Perquisa: www.suapesquisa.com/mpb/
Site Amigos do Mdig:  http://amigos.mdig.com.br/index.php?itemid=14654

Componentes:

Larissa Costa- pesquisa, resumo, postagem
Larissa Carvalho- pesquisa sobre "Titãs" e pesquisa de imagens
Stephanny Hadassa- pesquisa sobre o "Ultraje a Rigor" e "Ira!"






Nenhum comentário:

Postar um comentário