sábado, 16 de outubro de 2010

Mitologia Nórdica

No post desse mês mostraremos um pouco sobre a Mitologia Nórdica, ou também conhecida como Germânica, Viking ou Escandinava. A área em que essa mitologia se idealizou foi na dos atuais países da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e Europa Germânica (Alemanha). O modo mais comum de transmissão dessa mitologia foi o oral, feito principalmente pelos Vikings na chamada Era Viking (período que ocorreu durante a “utilização” da Mitologia Nórdica). Existem poucos registros conhecidos como Eddas em que se consta informações sobre a Mitologia Nórdica.

Abaixo veja algumas informações e caracteristicas sobre vários deuses da Mitologia Nórdica:

Odin: Figura assombrosa da mitologia nórdica, Odin é con-siderado o deus da guerra, dos mortos e da sabedoria (adquirida por beber água da Fonte de Mimir em troca de um de seus olhos). Odin é o mais sábio dos deuses, senhor dos mistérios, da magia, da ciência, da poesia. É geralmente representado usando um grande manto balançando ao vento, tendo sobre a cabeça um chapéu de abas largas escon-dendo seu tapa-olho.

Thor: Filho de Odin e Freyja. Thor é o segundo na hierarquia dos deuses e é o seu maior guerreiro e guardião. Ele é conhecido como Deus do Trovão e dos Céus. Thor era o mais amado e respeitado dos deuses nórdicos. Simbolizava a lei e a ordem. Ele é representado sendo alto e com barbas vermelhas, sempre empunhando um enorme martelo chamado Mjollnir que espalha terror entre os seus oponentes.


Freyja: É a deusa do amor e tam-bém da morte. Ela tinha sido esposa de Odin, que a trocou por Frigg. A beleza de Freyja é legendária. Como Odin, Freyja também está ligada ao mundo dos mortos e, sempre que o visita lá, ela volta com o poder de prever o futuro.

Freyr: Irmão de Freyja. Freyr é o deus padroeiro da Suécia e da Islândia e Deus da Fertilidade. Ele controla o brilho do sol, a precipitação da chuva e propicia a fertilidade da terra.










Heimdall: É o Deus da Luz, chamado de Deus Reluzente de Dentes de Ouro. Heimdall tem os sentidos altamente apurados (ele pode ver até cem milhas de dia ou de noite; ele pode ouvir a relva a crescer no chão e a lã a crescer no corpo dos carneiros; o tempo de sono de um passarinho é o suficiente para ele. Com estas características, nada mais lógico do que os deuses o escolherem para ser o seu guardião. Heimdall é o sentinela na Ponte do Bifrost (Arco-Íris).

Loki: Irmão de criação de Odin. Loki é o criador da Jormungand (a serpente), do pavoroso Fenrir (o lobo) e Hel (a Morte). Loki é descrito como tendo aparência bonita e corpo bem feito. Ele tem o poder de metamorfosear-se no que ele quiser. Loki é o mais complexo de todos os deuses nórdicos. Recebe alguns apelidos na mitologia como: O Astuto, O Embusteiro, O Viajante dos Céus.


Balder: Filho de Odin e Fri-gg, Balder é chamado de Deus Radiante, da Bondade e da Sabedoria. "Tão bela e deslumbrante é a sua forma e semblante que parece que dele emanam raios de luz.", como se pode ver por essa frase encontrada em um Edda (tipo de texto encontrado na região da Islândia que é, muitas vezes, escrito em versos e descreve a Mitologia Nórdica), Balder é o mais querido entre os deuses nórdicos. Uma história sobre Balder retirada do site distante.no.sapo.pt/mitnpd.htm: “Um dia, de repente, Balder começa a ter sonhos pressagiando que a sua vida está em perigo. Frigg resolve, então, pedir a todas as coisas e a todos os seres que lhe jurem jamais causar mal a seu filho Balder. Ela começa pelo fogo e pela água e passa pelos metais, pelas pedras, árvores, animais, pássaros... percorre todos os reinos da Natureza. Depois que tudo e todos juram, os deuses, reunidos em Gladsheim, resolvem, de brincadeira, testar a recém adquirida invulnerabilidade de Balder. Um atira-lhe pedras que não o ferem, outro ataca-o com uma espada que se desvia, outro lança-lhe uma flecha, que para no ar e assim por diante. Loki, que tudo observa, fica irritado com esse privilégio de Balder. Metamorforseando-se em uma velha senhora, Loki vai ter com Frigg e fica a saber que nem tudo fez o juramento a ela. Segundo, Frigg, ela encontrou um pequeno feixe de visco a oeste de Valhalla, que ela achou ainda muito jovem para pedir-lhe que jurasse. Loki vai embora e recolhe um ramo do visco, com o qual faz um dardo. Voltando as brincadeiras dos deuses, ele avista o irmão cego de Balder, Hod e pergunta-lhe porque ele não está a lançar coisas em Balder. Hod explica que não pode participar por não poder ver onde Balder está. Loki propõe ajudá-lo: dá-lhe o dardo e mostra a direcção na qual lançá-lo. O dardo trespassa Balder que cai morto. Os deuses ficam mudos de espanto e olham Loki com ódio, mas nenhum se atreve a derramar o sangue de Loki dentro do santuário. Loki foge.”

Frigg: Esposa de Odin. Diz-se que ela era tão adorada pelos nórdicos quanto o próprio Odin; é a mais famosa e conhecida entre as deusas na Mitologia Nórdica. Do nome de Frigg vem o nome do dia da semana em inglês Friday (Sexta-feira - Dia de Frigg).

Tyr: Filho de Odin, segundo umas fontes, e filho de Hymir, segundo outras. É considerado o Deus da Batalha e do Confronto. Do nome Tyr vem o nome do dia da semana em inglês Tuesday (Terça-feira - Dia de Tyr).

Valquírias: São nove as Valquírias: Gerhilde, Helmwige, Ortlinde, Waltraute, Rossweisse, Siegrune, Grimgerde, Schwertleite e Brünnhilde. As Valquírias são representadas como guerreiras usando capacetes e portando lanças que cavalgam pelos céus sobre os campos de batalha recolhendo os guerreiros que morrem heroicamente e levando-os para formar um forte exército de mortos-vivos para seu pai Odin.



Nós do grupo achamos, como todas as outras, a Mitologia Nórdica muito interessante. Desde a vida dos animais e das plantas até as incríveis tramas com os deuses. E também gostaríamos de comentar que as mitologias de povos antigos em geral são bem conhecidas e vistas por todos atualmente. Elas são nos dias de hoje uma forma de estudo e de cultura para a nossa sociedade.

Fonte:
http://distante.no.sapo.pt/mitnpd.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

Grupo:

Bruno Pereira Nunes (Pesquisa, redação, busca de imagem e postagem)
Guilherme César Chaves Julião (Pesquisa e redação)
Luís Gustavo Campos Beuttemmüller (Pesquisa e redação)

Turma: 7M4

Professor: João


Nenhum comentário:

Postar um comentário