quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Folclore – Festa Folclórica do Bumba Meu Boi

     O bumba meu boi é considerado uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Sua festa conta a história de um fazendeiro que possui um boi muito bonito; este boi é roubado por um trabalhador da fazenda, Pai Chico, com a intenção de satisfazer o desejo de sua mulher grávida, Catirina, de comer língua de boi. Ao saber do roubo de seu boi, o fazendeiro manda vaqueiros e índios procurarem o ladrão. Quando finalmente o encontram, ele está doente. Para curá-lo, pajés são chamados. Depois de tempos, o boi é curado e, ao ficar sabendo do motivo do roubo, o fazendeiro perdoa Pai Chico e sua mulher, encerrando a representação com uma grande festa na fazenda.

     O boi, principal figura da peça, é feito de madeira em forma de touro e é coberto por um tecido pintado ou bordado. Nesta estrutura é pendurada uma saia para esconder a pessoa que fica lá dentro, controlando o boi. Não só o boi, mas todos os personagens têm suas representações de uma forma alegórica, com roupas coloridas.

     Geralmente, as brincadeiras de Bumba Meu Boi acontecem em frente à casa de quem convidou o grupo e patrocinou a festa. Embora ocorram variações na festa de região para região, geralmente o evento segue uma ordem que geralmente é:

- Canta-se uma toada inicial, que serve para organizar o grupo antes de se dirigir para a casa;

- Após isso, se canta o “Lá Vai”, uma canção apara avisar a todos, inclusive o dono da casa, que o boi deu partida;

- Depois disso vem a “Licença”, em que o boi e o grupo se apresentam, cantando louvores aos santos, a personalidades e a vários outros temas como a natureza, por exemplo.

     Só após isso começa a apresentação, contando a historia realmente. Ao final de cada apresentação, o grupo que representou e a platéia cantam juntos “O Urro do Boi” e a “Toada de Despedida” para finalmente darem fim à festa.


Fontes:


www.brazilsite.com.br/teatro/teat02a.htm#SÉCULO (texto)

http://www.google.com.br/ (imagem)



Grupo:

Lara Barros (texto e imagem)

Izabella Siqueira (texto)

Paula Neves (texto)

Ana Flavia Dardengo (texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário