quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tema: Pintura / Artista: Pablo Picasso

   Pablo Picasso nasceu em 25 de outubro de 1881, na cidade de Málaga, na Espanha. O pintor mais famoso do século XX foi também escultor, artista gráfico e ceramista.
   Estudou na cidade de Barcelona, mas seu trabalho teve foco principal na França. Seu pai era professor de desenho, portanto o óbvio talento de Picasso foi reconhecido desde cedo, tanto que aos quinze anos tinha já o seu próprio ateliê.
   Podemos dividir as obras de Picasso em diversas fases, de acordo com a valorização das cores. A fase azul (1901-1904) foi o período no qual predominaram os tons de azul. Nesta fase, Picasso dá foco aos elementos marginalizados pela sociedade.
   Na fase Rosa (1905-1907), há o predomínio das cores rosa e vermelho. Nesse período, as obras recebem uma conotação lírica (conceito poético).
   O pintor é influenciado pelo artista Cézanne e desenvolvem juntos o estilo artístico denominado Cubismo. A obra que marca esse período é Les Demoiselles d’ Avignon, que é caracterizada pela decomposição da realidade humana.
   No ano de 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), Picasso pinta sua obra mais conhecida: Guernica. Esta obra representa a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica, e pertence ao estilo expressionista.
   Na década de 40, Pablo pinta vários quadros em que volta aos temas iniciais de sua carreira. Nesta fase ele se dedica a outras áreas, tais como: escultura, gravação e cerâmica. Já no ano de 1960, Picasso começa a representar obras de outros artistas como: O Almoço Sobre a Relva, de Manet e Las Meninas, deVelázquez.
   Quando completa 87 anos, o pintor realiza diferentes gravuras, voltando à sua juventude. Nesse último período de vida adota os seguintes temas: alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo.
   Picasso morreu em 8 de abril de 1973 em Mougins, na França com 91 anos de idade.




   Alguns quadros de Picasso


                                        Velho judeu com um menino, 1903

                                         Jovem equilibrista sobre a bola, 1905

                                                     Dança da juventude


                                                         Mãe e filho

                                              Les Demoiselles d’ Avignon
                                                O Almoço Sobre a Relva






Guernica


                                                           As Meninas

     Fontes:



  • Site Wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
  • Site Sua Pesquisa: http://www.suapesquisa.com/picasso/


     Integrantes:


  • Larissa Costa – pesquisa, resumo, postagem, imagens
  • Larissa Carvalho – pesquisa, imagens

2 comentários:

  1. Las meninas, não As Meninas.

    ResponderExcluir
  2. Comentario

    Achei essa historia de Plabo Picasso muito legal porque agora sei tudo sobre ele....
    E os quadros dele sao todos muito planejado muito artisticos vai ser difico achar um melhor que ele , ele concerteza naquela epoca era o melhor no que fazia.

    Sou aluno do Emanuel e estou fazendo uma pesquisa sobre você .
    Sou do 8º A.

    ResponderExcluir