sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bullyng

BULLYING


O conflito, a violência e a discordância de opiniões estão presentes nas relações humanas. Não tem como anular estas situações vividas pelos seres humanos, mas é desejável que elas sejam vividas de modo saudável. As relações humanas são muito importantes, e a escola é o primeiro ambiente que passamos a frequentar, fora do ambiente familiar, onde somos testados a conviver de forma harmoniosa .
O fenômeno Bullying não é novo, o que é novo é a sua divulgação.
O Bullying é uma forma de violência que se apresenta invisível e escondida, e continuamente, não é uma briga ocasional. O comportamento se expressa de formas variadas, entretanto os mais comuns são: colocar apelidos, zombar, bater, constranger, ofender, humilhar e discriminar as pessoas que se encontram em algum estado que expresse inferioridade física ou mental. Ocorre em locais menos vigiados e, por isso, passa despercebido. Se a vitima não criar coragem e denunciar, fica difícil combater e, é claro, os amigos têm um papel muito importante nesta hora.
Os jovens passam cada vez mais tempo na internet, ao celular, nos chats ou a navegar em redes sociais. O Ciberbulling, neste caso, é devastador, pois não é somente uma pessoa que lê, mas é divulgado para uma multidão de pessoas que tem acesso às tecnologias da informação, o que agrava a situação. Ninguém está livre desta situação.
Tanto a vítima como o agressor precisam ser ajudados. A autoestima precisa ser trabalhada. Pois as consequências para a vida deste ser humano serão devastadoras. O sintoma mais comum observado é o desenvolvimento da depressão.
O Bullying não é praticado apenas por estudantes: ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que alguém seja ridicularizado ou sofra qualquer tipo de agressão.
As escolas estão promovendo uma aprendizagem tanto intelectual como social. Os desafios são imensos, a responsabilidade é de todos. Por meio de reuniões com os pais, de trabalho, pesquisa para alunos, é necessário fazer a divulgação buscando a prevenção do bullying.
È necessário que todos os envolvidos no processo educacional, estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI, e elaborem um plano de ação em que valores como respeito, companheirismo, cidadania e amor ao próximo sejam constantemente abordados. Só assim estaríamos contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir em nossas escolas.


Fonte: www.webartigos.com/articles/bullying-nas-escolas

Um comentário: