quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nomes que influenciaram a MPB

   A música popular brasileira é composta por grandes sucessos. Alguns desses destaques são mencionados abaixo.


                                                                  Egberto Gismonti





   Egberto Gismonti Amin nasceu em Carmo (Rio de Janeiro), em 5 de Dezembro de 1947 é um compositor, musico, cantor e arranjador brasileiro, considerado um virtuoso da musica instrumental popular, destacando-se pela sua capacidade de experimentação.
   Em 1969, lançou seu primeiro disco tambem com influencia da Bossa Nova. Nesse mesmo ano, pouco antes do lançamento de seu primeiro disco, Egberto teve sua carreira impulsionada por Maysa.
   A carreira de Gismonti prosseguiu solida, e o artista continuou gravando seus albuns e participando de discos alheios, alem de fazer turnes de sucesso. Gismonti nos anos 80 recomprou todo o seu repertorio de composiçoes e se tornou um dos unicos compositores do país donos de seu próprio acervo. Ele relançou parte de sua discografia pelo seu proprio selo, Carmo.


                                                                Hermeto Pascoal





   Hermeto Pascoal nasceu na Lagoa da Canoa(Alagoas) em 22 de Junho de 1936, é um compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro. Toca : acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e outros.
   Hermeto sempre foi fascinado pelos sons da natureza. Quando ia para a Lagoa passava horas tocando com a água. O que sobrava do material de seu avô ferreiro, ele pendurava no varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos ele resolveu experimentar e não parou mais. Assim passou a tocar com seu irmão mais velho em forrós e festas de casamento.
   As canções que Hermeto compões foram: choro, frevo, maxixe, baião, jazz e outras.

                                                                  Noel Rosa


   Primeiro filho de seu Manoel e dona Marta de Medeiros Rosa, Noel nasceu em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, em parto difícil, médicos usaram o fórceps para ajudar, o que acabou causando-lhe a lesão no queixo, que o acompanhou por toda a vida.
   Noel aprendeu a tocar bandolim com sua mãe, era quando se sentia mais importante, lá no Colégio São Bento. Sentava-se para tocar, e todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo. Com o tempo, adotou o instrumento que seu pai tocava, o violão.
   Magro e debilitado desde muito cedo, dona Marta vivia preocupada com o filho, pedindo-lhe que voltasse cedo para casa. Foi para a faculdade de medicina, alegria na família, mas a única coisa que isso lhe rendeu foi o samba "Coração". O Rio perdeu um médico,porém, o Brasil ganhou um dos maiores sambistas de todos os tempos.
   Noel tinha vergonha da marca que trazia no rosto, evitava comer em público por causa do defeito e só relaxava bebendo ou compondo. Sem dinheiro, vivia às custas de poucos trocados que recebia de suas composições e do auxílio de sua mãe. Mas tudo que ganhava era gasto com as mulheres e com a bebida. Isso acelerou um processo crônico pulmonar que acabou em tuberculose. Noel morreu no Rio de Janeiro, em 04 de maio de 1937, aos 26 anos, vitimado pela doença.

                                                                   Edu Lobo


   Eduardo Gois Lobo conhecido como Edu Lobo, nasceu no Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 1943. Filho do compositor Fernando Lobo, começou na música tocando acordeão, mas acabou se interessando pelo violão, contra a vontade do pai.
   Iniciou a carreira nos anos 60 intensamente influenciado pela bossa nova, quando então numa parceria com Vinicius de Moraes, compôs “Só Me Fez Bem”. Porém, com o decorrer do tempo adotou uma postura mais político-social, refletindo os anseios da geração reprimida pelo ditadura militar brasileira.
   O gênero musical tocado era o samba, mais tarde começou a abranger outros ritmos como o rock com o samba, que deu origem a um estilo conhecido como rock samba, e a mistura da musica pop com o samba.

Integrantes:
Larissa Costa de Freitas- resumo e organização da postagem(texto)
Larissa de Carvalho Fioravante -resumo e organização da postagem (texto e imagens)
Stéphanny Hadassa Ribeiro- pesquisa e imagens

Fontes:
Coleção de livros: “História da música popular brasileira”
Site Portal São Francisco: www.portalsaofrancisco.com.br
Site Letras: www.letras.com.br/biografia/hermeto-pascoal
Site Wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/Egberto_Gismontipt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário