sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mitologia Celta

Falaremos nesse post um pouco sobre a Mitologia Celta ou Céltica. A palavra Celta é utilizada para se referir a uma cultura antiga (entre 2000a.C. e 400d.C). Foram povos que viveram nas areas que atualmente são Grã-Bretanha e Europa Ocidental. Os celtas apresentavam uma sociedade um tanto paracida com a dos indigenas, mas com recursos diferentes. Eram ótimos dominadores do ferro e com isso se tornaram reconhecidos. Essa mitologia, diferente das mitologias grega, romana e egípcia, não deixou nenhum registro escrito ou desenhado. O que temos de informações sobre essa grande cultura foi repassada pelos romanos após sua conquista do território celta.

A seguir veremos informações sobre alguns deuses da mitologia celta:

Cernnunos é o nome de um dos deuses celtas considerado o deus da fertilidade, da abundância, e padroeiro da caça dos povos antigos. É representado, muitas vezes, se alimentando de animais, mas também é caracterizado como cobra, lobo ou veado.

Belenus (tradução: brilhante) é considerado o deus do Sol e do fogo. Seu nome surgiu devido ao brilho de elementos Sol e o fogo (representados por ele). Foi mais conhecido e adorado em regiões que atualmente são Grã-Bretanha, Áustria e Espanha. Também há uma ligação de Bele-nus com a ciência e curas em geral. Representa o sucesso e a prosperidade.

Danu: É uma das deusas mais importantes na Mitologia Celta, caracterizada como cônjuge de Dagda. Danu é considerada a deusa da terra e da vida e morte. É descrita como tendo três diferentes faces ou personalidades: Mórrigan (Gralha, simbolizando a Guerra), Blodeuwedd (Dama das Flores, simbolizando a vida) e Brighid (A Mãe, simbolo da fertilidade).

Dagda é o deus supremo da “ordem” Celta. Dagda é um deus paternal armado de uma clava e associado a um caldeirão (o Caldeirão de Sangue). Filho de Elatha (pai) e Etlinn (mãe), segundo algumas obras, sua amante era Boann e sua filha Breg (gerada juntamente com Mórrigan, uma das personalidades de sua esposa Danu).


Lug, também conhecido como Lugh, foi um dos mais populares e difundidos deuses celtas. Embora não encontramos muito material sobre ele, foi um dos últimos a serem introduzidos nessa mitologia. Ele é sempre descrito como um homem jovem, armado de uma lança de arremesso. Realizavam em sua homenagem um festival chamado Lughnasadh.

Sucellus: Na Mitologia Celta, Sucellus é o deus da agricultura, florestas e bebidas alcoólicas. Representado com um grande martelo de cabo longo. Ele usava o martelo para bater na terra, acordando as plantas e anunciando o início da primavera. Sua mulher era a deusa da natureza Nantosvelta, outra figura da fertilidade, que era também deusa do lar, e principalmente da natureza. Quando juntos, são frequentemente associados à prosperidade e a domesticidade.


Epona: Na Mitologia Celta e também na Romana, é considerada a deusa dos cavalos, burros e mulas. É representada com a presença de potros em diversas esculturas.

Taranis: Considerado o deus do trovão, era conhecido por cruzar os céus em sua carruagem. Era adorado em quase todo o “mundo celta”. Mas em raras vezes também aparecia representando elementos essenciais diferentes do fogo, como a água, o ar e a terra.

         



                                                  Cuchulain: Com paternidade de Lug, não é considerado um deus, mas é idolatrado como um. Ele derrota os inimigos com uma lança cheia de espinhos na ponta. Certa vez foi atingido por sua própria arma e permaneceu muito ferido. Para poder continuar lutando, amarrou-se a um pilar de pedra.

A conclusão do grupo é que a Mitologia Celta ou Céltica é muito rica e “bem bolada” como as mitologia mais famosas e reconhecidas como a romana, grega e egípcia. As história sobre os deuses, sua paternidade, o que representa, entre outros chamam bastante a atenção do leitores.



Grupo:

Bernardo de Mello Scheer do Amaral (Pesquisa e redação)
Bruno Pereira Nunes (Pesquisa, redação, busca de imagens e postagem)
Guilherme César Chaves Julião (Pesquisa e redação)
Luís Gustavo Campos Beuttemmüller (Pesquisa e redação)

Turma: 7M4

Professor: João

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/

3 comentários:

  1. Bruno Nunes, pesquisou qual ?

    Bernardo Amaral, pesquisou qual ?

    Luis Gustavo Beutemuller, pesquisou qual ?

    Guilherme Julião, pesquisou qual ?

    ResponderExcluir