O que são as chuvas de meteoros?
Pelo menos uma vez ao ano podemos ver uma quantidade muito maior de meteoritos do que em uma noite qualquer. A esse fato damos nome de “chuva de meteoros”.
A chuva de meteoros acontece quando a Terra, em seu movimento de translação, passa por um lugar onde um cometa deixou um rastro de seu movimento – gases e poeira. As partes sólidas desse rastro podem ser vistas pelos olhos humanos, aumentando consideravelmente a quantidade de meteoros vistos na Terra.
Quais suas consequências?
A chuva de meteoros, além de ser uma bela ocorrência, é inofensiva pois possui partículas muito pequenas que não chegam ao solo. Uma chuva de meteoros, apesar de não representar riscos para nós, pode danificar satélites em órbita.
Curiosidades:
- A zona de poeira deixada pelo cometa é tão larga que a Terra passa semanas dentro dela;
- o espetáculo anual de meteoros Perseida estará particularmente bonito em 2010 porque a Lua, em fase crescente, não vai estar muito visível no período de maior atividade;
- o brilho lunar pode dificultar a visão chuva de meteoros;
- para a melhor visão de meteoros, é bom apagar as luzes. A escuridão do campo, por exemplo, aumenta de três a dez vezes o número de meteoros que podem ser vistos.
Chuva de Meteoros
Fonte:
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas07.htm
Grupo:
Gabriela V. Taylor (pesquisa e produção do texto)
Alexandre Lessa (pesquisa e produção do texto)
Yann M. Valente (pesquisa e produção do texto)
Felipe Tavares (imagens)
Nenhum comentário:
Postar um comentário